AMPARO

A doença falciforme tem uma relação intrínseca com a vida social e financeira, sendo agravada pelas vulnerabilidades socioeconômicas que afetam desproporcionalmente a sociedade. Barreiras no mercado de trabalho dificulta o acesso ao tratamento adequado, também contribui para a invisibilidade da doença e perpetua um ciclo de desigualdade social e racial. 

O ciclo: As complicações da doença, como as crises de dor, podem prejudicar o desempenho profissional e levar à perda de emprego. A falta de capacitação profissional, frequentemente ligada à baixa escolaridade, empurra muitos pacientes para o mercado informal, onde são submetidos a trabalhos com grande esforço físico, piorando seu quadro de saúde. Agravamento do quadro clínico: A má nutrição, o esforço físico e o estresse psicológico, mais comuns em contextos de pobreza, são fatores que podem desencadear ou agravar as crises falciformes. A falta de acesso a condições de vida adequadas e a tratamentos de ponta, como a hidroxiureia, aprofunda as disparidades na expectativa de vida entre pacientes falciformes em países ricos e pobres.

Impacto familiar: A doença falciforme afeta a qualidade de vida não apenas do paciente, mas de toda a família, que precisa lidar com a instabilidade financeira e emocional causada pela condição. 

No Brasil, a sobrevivência e o acesso a tratamentos de ponta para a doença falciforme variam significativamente entre as regiões, refletindo a desigualdade de acesso à saúde que afeta a população de baixa renda

Ações para mitigar o impacto: Entre as ações de políticas pública e educação, também de suma importância, o amparo e inclusão no trabalho, através do empreendedorismo. Essa proposta vai além da mera geração de lucro individual, atuando como um motor de transformação e benefícios para toda a sociedade, como uma fonte de recurso social – saúde – financeira

Qualidade de Vida: Ao oferecer novos produtos, serviços e eficiências, contribuímos para fortalecer a economia da comunidade e melhoria geral no bem-estar e na qualidade de vida da população.